14 Bis - Planeta Sonho

[postlink]http://clipvinil.blogspot.com/2011/01/14-bis-planeta-sonho.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=qbyYXE_GjCoendofvid
[starttext]
14 Bis é uma banda vocal/instrumental brasileira que surgiu em Minas Gerais criada pelos irmãos Flávio e Cláudio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão.

O 14 Bis foi criado no final do ano de 1979, por músicos que já se conheciam e alimentavam a ideia de ter uma banda brasileira nos moldes daquelas bandas internacionais que tanto influenciaram e emocionaram seus integrantes como Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin, Pink Floyd entre muitas outras.

Mas a influência não se resume a música criada fora do Brasil. O "Clube da Esquina" foi para todos do 14 Bis a prova que poderia ser criada no Brasil uma nova Música Brasileira original, popular e ao mesmo tempo sofisticada. Antes da fundação do 14 Bis, era diante desse caldeirão musical que seus futuros integrantes sonhavam em gravar suas canções e atingir o sucesso. Enquanto isso não era possível, trabalhavam cada um junto a um grupo ou artista diferente, sempre buscando o amadurecimento musical e profissional (Flávio e Magrão estavam no "Terço", Hely e Vermelho no "Bendegó" e Cláudio com Lô Borges).

Naqueles anos o Brasil ainda em processo de redemocratização era um país onde a formação de uma banda era vista com desconfiança pelas gravadoras. Foi com o aval de Milton Nascimento (produtor do primeiro disco) que o 14 Bis foi contratado pela multinacional EMI Odeon para gravar o 14 Bis I, disco que rapidamente galgou as paradas com canções como "Natural" e "Canção da América", esta uma inédita de Milton Nascimento e Fernando Brant.


Para saber mais: http://www.14bis.com.br

Planeta Sonho
(Flávio Venturini/Márcio Borges/Vermelho)

Aqui ninguém mais ficará
Depois do sol
No final será
O que não sei, mas será
Tudo demais
Nem o bem, nem o mal
Só o brilho calmo dessa luz...

O planeta calma será Terra
O planeta sonho será Terra
E lá no fim daquele mar
A minha estrêla vai se apagar
Como brilhou
Fogo solto no caos...

Aqui também
É bom lugar de se viver
Bom lugar será
O que não sei, mas será
Algo a fazer
Bem melhor que a canção
Mais bonita que alguém lembrar...

A harmonia será Terra
A dissonância será bela
E lá no fim daquele azul
Os meus acordes vão terminar
Não haverá, outro som pelo ar...

O planeta sonho será Terra
A dissonância será bela
E lá no fim daquele mar
A minha estrêla vai se apagar
Como brilhou, fogo solto no caos...(2x)
[endtext]

Nenhum comentário:

Postar um comentário