Kleiton e Kledir - Vira Virou

[postlink]http://clipvinil.blogspot.com/2010/04/kleiton-e-kledir-vira-virou.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=FkM5lCGFc4Qendofvid
[starttext]
Kleiton & Kledir é uma dupla de músicos brasileira. São irmãos e nasceram em Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. São cantores e compositores de música popular brasileira. São irmãos do também musico Vitor Ramil

Kleiton e Kledir Alves Ramil começaram a estudar música muito cedo e, nos anos 70, lançaram com mais três amigos a banda Almôndegas. Foram quatro discos, uma infinidade de shows e a mudança para o Rio de Janeiro. Quando o grupo se dissolveu, os irmãos decidiram prosseguir a carreira em dupla.

Em 1980 saiu o primeiro disco da dupla K&K. O sucesso foi imediato e os shows arrastavam multidões por todo Brasil. Lançaram cinco discos (mais um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows nos Estados Unidos da América, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, Nova Iorque, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires. Suas composições foram gravadas por Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Fafá de Belém, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Belchior, Emilio Santiago e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Páez, a cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro e a japonesa Chie.

Kleiton & Kledir trouxeram definitivamente para a cultura brasileira a nova música gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente, uma maneira própria de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como "deu pra ti" e "tri legal". Segundo um crítico da época, parecia "uma dupla de ingleses, cantando numa língua que lembra o português". Acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o governo do estado lhes conferisse o título de "Embaixadores Culturais do RS".

Em 1987, apesar de tanto sucesso, a dupla resolveu se separar. Depois de "umas férias de sete anos", a saudade bateu e eles voltaram. Retomaram a carreira, emocionando admiradores e conquistando uma nova geração de fãs. Lançaram os CDs Dois (Som Livre), Clássicos do Sul (Universal) e coletâneas que venderam mais de meio milhão de cópias. Estiveram em Paris apresentando uma série de shows no Museu do Louvre e viajaram duas vezes em turnê pelos EUA. No carnaval carioca de 2002 foram homenageados pela Escola de Samba Caprichosos de Pilares, que desfilou com um enredo inspirado na canção Deu pra ti.

Em 2008, preparavam a gravação de um novo disco de inéditas que deveria sair em 2009. Enquanto isso, seguem viajando por todo o Brasil com o show do CD/DVD Kleiton & Kledir – ao vivo, onde fazem uma releitura da carreira de tanto sucesso. O disco é um lançamento Som Livre/RBS - com produção do britânico Paul Ralphes – e recebeu o Prêmio TIM de Melhor Disco do Ano, na categoria canção popular.

O CD e DVD Autorretrato, lançado em 2009 é um projeto de músicas inéditas. O DVD, em formato filme-documentário reune as músicas inéditas e as histórias que permeiam suas criações, contando um pouco da vida da dupla gaúcha. Autorretrato a música título, é uma conversa entre dois amigos, onde cada um desabafa e revela seus segredos. Esta temática permeia toda a nova obra de Kleiton e Kledir, a amizade e o prazer de compartilhar segredos.


Vira Virou
(Kleiton/Ramil)

Vou voltar na primavera
E era tudo que eu queria
Levo terra nova daqui
Quero ver o passaredo
Pelos portos de Lisboa
Voa, voa que eu chego já

Ai se alguém segura o leme
Dessa nave incandescente
Que incendeia minha vida
Que era viajante lenta
Tão faminta da alegria
Hoje é porto de partida

Ah! Vira virou
Meu coração navegador
Ah! Gira girou
Essa galera
[endtext]

3 comentários:

Unknown disse...

voce tem bom gosto parabens meu amigo beijinho

Jussara B. da Silva disse...

Parabéns! Música brasileira de bom gosto hein! Kleiton e Kledir. muito boa dupla.
Jussara (Sthyle.fm)

VITOR O CARA disse...

eu de novo!
para agradecer.
adoro!adoro!
beijo

Postar um comentário